Curiosidades

Suas propriedades funcionam bem como laxativo, antiartritíca e antigotosa. "A mexerica previne o cálculo renal, formado a partir de oxalato de cálcio, podendo também ser utilizada no combate a arteriosclerose e no tratamento de tumores", diz Arnaldo.

Cada 100g dela possui 40kcal, além de ser fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio e enxofre e das vitaminas A, complexo B e C.

E duas curiosidades. A primeira é que a casca da tangerina é usada pelos índios como pigmento na fabricação de uma cachaça feita com mandioca. O incrível é a cor resultante. "É uma cor azulada puxada para o roxo. Eu ganhei uma garrafa desta cachaça", conta Arnaldo. A segunda curiosidade é referente a um tabu: a que mexerica causa resfriado. Arnaldo explica que algumas pessoas acreditam nisto, porque, normalmente, é uma fruta fria por sua safra ser no inverno e por causar espirros. "Mexerica não causa gripe. É que o sumo irrita as vias nasais quando a fruta é descascada e algumas pessoas espirram, mas isto não é resfriado". Entendido?

 

 

 

 

 

 

 

 

Mexerica

Variedades: - CRAVO
- PONKAN
- CARIOCA (FEDIDINHA)
- MURCOTE
- ELLENDALE (Imp.)
- CLEMENVILLE (Imp.)
- CLEMENTINA (Imp.)
A mexirica se diferencia dos outros cítricos porque sua casca se solta facilmente dos gomos e por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos. As variedades mais conhecidas de mexirica são: mexirica-cravo: muito suculenta, com sabor um pouco ácido; mexirica comum: um pouco maior que a anterior, também saborosa e suculenta, mas menos ácida; poncã de gomos grandes e casca bem solta da polpa; poncã-extra: de casca grossa e bem enrugada, gomos grandes e nem sempre muito suculenta. Em geral, a mexirica é consumida ao natural, quando se apreciam melhor o sabor e o aroma levemente perfumado. Com as mexiricas-cravo e a comum preparam-se sucos, refrescos, sorvetes e cremes. Não é aconselhável fazer compotas ou geléias com essa fruta, pois ela não tem muita consistência. O uso da mexirica na cozinha é bem mais restrito que o da laranja.

Receitas

Licor de Mexerica

2 xícaras de açúcar.
Uma porção de casca de mexerica que dê para encher 1 litro
1 garrafa de cachaça pura;

Preparo

-Pique as cascas e misture-as na aguardente, juntamente com o açúcar.
-Deixe-as em infusão por 25-30 dias.
-Filtre o licor e engarrafe-o.