Curiosidades

Muito apreciada por seu delicado sabor e fácil digestão, as possibilidades de consumo e de utilização da maçã são bastante amplas e incentivam a imaginação dos cozinheiros: in natura, crua, cozida ou assada; com ou sem casca; inteira, em mordidas crocantes e suculentas, em pedaços, ralada, raspada ou em purê; como ingrediente para doces, geléias, compotas, bolos, tortas, crepes e strudels; como acompanhamento para carnes e no preparo de inúmeros pratos salgados; ou como bebida, em sucos, "vitaminas", chás, vinhos e sidras; ou ainda como vinagre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maçã

Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês na geladeira.

Receitas

Maçã Recheada

4 maçãs vermelhas médias
1 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
1 colher (sopa) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de vinho
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Preparo

-Coloque em uma tigela as uvas passas, o açúcar mascavo e o vinho do porto.
-Misture, cubra a tigela com filme plástico e deixe hidratar por 30 minutos.
-Lave as maçãs, retire parte do miolo com a ajuda de um descaroçador de maçã ou com uma faca pequena para frutas.
-Recheie as maçãs com as uvas passas e coloque-as em uma peneira de alumínio. Reserve.
-Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver.
-Junte a essência de baunilha.
-Encaixe a peneira na panela, cubra a panela com papel-alumínio e deixe cozinhar por 12 minutos, ou até as maçãs ficarem macias.
-Retire do fogo, disponha as maçãs nos pratos e sirva com sorvete light de creme.