Curiosidades

Devem ser guardados em geladeira ou lugar fresco onde se conservam por até 5 dias. Mas o caqui só deve ser lavado na hora de ser consumido. Caso contrário, azeda com facilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caqui

O caqui é uma fruta natural da China e do Japão. Foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses e se ambientou muito bem em nosso clima e solo. A cor do caqui varia do amarelo esverdeado ao vermelho alaranjado. Quando verde, é amargo e adstringente. Depois de amadurecido, sua polpa fica macia e muito saborosa. Há algumas variedades de caqui que não têm sementes. Há também o caqui chocolate, com polpa escura e mais firme. Em geral, o caqui é consumido ao natural, mas também pode ser usado na preparação de vários tipos de doces. Em alguns países é preparado numa conserva de vinagre, para acompanhar pratos salgados.
É muito rico em açúcar e tem um alto teor de vitaminas A e B, além de sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio.
Como o caqui tem a casca muito fina e a polpa mole, é uma fruta delicada e deve ser bem embalada para a sua comercialização. Na hora de comprar, prefira o caqui meio verde e embrulhe em folhas de jornal para amadurecer. Observe bem se a fruta não está rachada, pois nesse caso o processo de deterioração é muito rápido.

Receitas

Mousse de Caqui

6 folhas de gelatina sem sabor
2 xícaras de polpa de caqui
1 1/2 xícara de açúcar
suco de dois limões
1 lata de creme de leite sem soro
1 1/2 copo de água quente
1 copo de água gelada

Preparo

Bater tudo no liquidificador. Levar a geladeira. Servir gelado.