Curiosidades

O abacaxi também permite outros tipos de preparo, como cortado em cubos, em rodelas sem o cilindro central, em metades longitudinais com a casca ou em metades transversais. O processamento mínimo pode também ser feito para o aproveitamento de partes de frutos que não estejam lesionados ou deformados. O processamento da fruta leva a alterações químicas, físicas e organolépticas, fazendo com que se tenha perda de vitaminas. Por este motivo, a escolha dos equipamentos e dos métodos para processamento é fundamental para a manutenção de suas características de qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abacaxi

Variedades: - HAVAÍ
- PÉROLA
- GOLDEN
É o rei dos frutos, título justo pela sua beleza natural. Um autêntico produto de regiões tropicais e subtropicais, altamente consumido em todo o mundo, sobretudo sob a forma de compotas e sucos. Além disso, presta-se também para a fabricação de doces cristalizados, geléias, sorvetes, cremes, gelatinas e pudins. Os requisitos qualitativos do abacaxi, independentemente do mercado comprador, de forma obrigatória, devem atender aos padrões mínimos que envolvem as cultivares, tais como: coloração, aparência, qualidade interna etc. Além de ajudar na formação óssea do adolescente, é eficaz contra artiosclerose, artrite e infecções na garganta. A polpa de fruta guarda todas estas propriedades em um suco que é um ótimo acompanhamento para as refeições, uma vez que é digestivo e rico em fibras. É estimulante renal, combate a prisão de ventre, favorece a digestão e tem ação refrescante. O abacaxi é uma rica fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. É uma excelente opção para sobremesa ou lanche, e pode ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco contém cerca de 75 calorias. Possui uma enzima chamada bromelina em seu suco, que pode causar dermatite em pessoas sensíveis. O abacaxi não amadurece depois de colhido, procure os que têm fragrância e polpa amarela clara ou branca. No Brasil, mais de 90% do abacaxi produzido é consumido in natura, com perdas ao redor de 10-15% do produto colhido. Esta perda e a falta de incentivo para sua produção podem ser, em parte, atribuídas à falta de conveniência desta fruta, que exige descasque trabalhoso e com escorrimento de líquido, contenção em vasilhame adequado e equipamento próprio para consumo

Receitas

Abacaxi Nevado

2 rodelas de abacaxi grossas
1 clara batida em neve
2 colheres (chá) de mel
1 pitada de canela em pó
4 colheres (sopa) de suco de abacaxi
1 colher (sopa) de adoçante em pó
1 pitada de cravo em pó

Preparo

-Coloque as rodelas de abacaxi em uma assadeira. Misture o suco de abacaxi, a canela, o cravo e o mel.
-Besunte as fatias e leve ao forno quente (200ºC) por cerca de 10 minutos. Bata as claras em neve e junte o adoçante em pó.
-Retire o abacaxi do forno e coloque um pouco da clara sobre ele. Volte ao forno por mais 5 minutos e sirva quente. OBS: se você for diabética(o), substitua o mel por 1 colher (sopa) rasa de adoçante em pó.