Curiosidades

O abacate é utilizado desde a indústria de cosméticos até a indústria de medicamentos e medicina natural, mas a principal forma de utilização é na alimentação humana. Além de suas características nutricionais, uma característica extraordinária do abacate é seu efeito benéfico adicional para ajudar eliminar o colesterol daninho à saúde humana (lipoproteínas de baixa densidade), reduzindo os riscos de desenvolver arteriosclerose.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abacate

Variedades:
-BREDAF
-ORTUNA
-QUINTAL
-OURO VERDE
-MARGARIDA
-FUKS E IMPERADO
O abacate é muito conhecido entre os brasileiros pela tradicional “vitamina”, que nada mais é do que um creme feito com a carne da fruta. Sua forma, tamanho, peso e cor são diferentes para cada variedade. Pode ser verde, verde-escuro, vermelho-pardo, ou violáceo. A casca pode ser fina e delicada, ou espessa e lenhosa, como na variedade guatemalteca. Geralmente, nas melhores variedades, a semente é pequena. Foi introduzido no Brasil há quase 200 anos, oriundo da América Central, onde também é consumido como legume, com sal, em saladas, conservas e sopas. Nos acostumamos ao abacate com açúcar, como fruta mesmo, inteira ou batida em creme. Para esse fim, desenvolveram-se no Brasil variedades menos oleosas e razoavelmente digestivas, mais ainda assim muito ricas em gordura - 100 gramas de polpa equivalem em gordura, ao mesmo tanto de carne de porco. É possível plantá-lo em qualquer região do país, especialmente nas livres de geadas e com temperaturas médias entre 6ºC e 20ºC. Sua colheita dura de 2 a 3 meses em geral, mas pode-se colher o ano todo, pois existem variedades precoces de meia-estação e tardias. É rico em vitamina E, com cerca de 3 mg por 100g de polpa. É também rico em gordura (10 a 40% principalmente monoinsaturada) e calorias. A ’Hass’ domina o mercado internacional, porém outras variedades são também importantes, como: Fuerte, Bacon, Zutano, Reed, Ettinger, Gwen, Lula, Booth 8, Choquette, dentre outras. Pode-se notar que as exigências do mercado brasileiro são diferentes das exigências do mercado internacional, notadamente no que se refere aos tipos de frutos.

Receitas

Abacate à Moda do Rei

2 abacates
2 limões Pimenta
sal
1 colher chá mostarda
70 gramas de camarão
2 dl natas
4 colher de sopa azeite
14 azeitonas recheadas
5 anchovas
1 colher chá salsa picada
4 ovos cozidos

Preparo

- Corte os abacates ao meio, no sentido do comprimento e retire os caroços. Com ajuda de uma colher retire a polpa, deixando as cascas inteiras.
- Misture a polpa com o azeite e o sumo de 1 limão e deixe repousar durante 15 minutos.
- Depois passe a polpa por um passador e junte as natas. Bata com um batedor, de modo a obter um preparado homogénio. Tempere com sal , pimenta, sumo e raspa de casca de limão.
- Corte os ovos ao meio, ao comprido, retire as gemas, e sem partir as claras.
- Esmague as gemas juntamente com as anchovas, a mostarda e sumo de meio limão.
- Encha as meias claras com este preparado e una-as duas a duas, para fazer os ovos. Coloque-os dentro dos abacates, em lugar do caroço. Cubra com o creme de abacate e natas.
- Enfeite com os camarões, as azeitonas recheadas e salsa picada. Sirva bem frescos.